Notícias

Cão mais inteligente do mundo é o novo integrante da Guarda Civil de São Vicente

Além de Thomas, filhote da raça Border Collie, também foram apresentados Brutus e Luke, Pastores de MalinoisAlém de Thomas, filhote da raça Border Collie, também foram apresentados Brutus e Luke, Pastores de Malinois

A Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM) recebeu três novos integrantes na manhã desta segunda-feira (29). Um deles é o cãozinho Thomas, da raça Border Collie, considerada a mais esperta do mundo. Ele terá como “parceiros”, Brutus e Luke, ambos da raça Pastor de Malinois, que atuarão na detecção de entorpecentes. No total, a equipe animal da corporação é composta por 12 cães.

Thomas foi doado pelo Canil Nur Wolf, de Embu das Artes. O agente animal será direcionado a participar de trabalhos sociais e apresentações infantis. Além disso, será utilizado para detectar entorpecentes.

Cães da raça Border Collie são conhecidos por serem extremamente inteligentes e de fácil adestramento, possuindo faro e visão muito apurados, características que, aliadas a sua notável habilidade intelectual, vontade de aprender e capacidade de concentração, o tornam apto para desempenhar funções que colaboram com a GCM e a população.

O comandante da Guarda Civil Municipal de São Vicente, Marcelo de Paula, explica como é realizado o trabalho com a equipe canina. “Os cães ajudam com o policiamento ostensivo e preventivo, além de abordagem de suspeitos para tentar inibir e minimizar o consumo de entorpecentes”, explica.

Marcelo de Paula também comenta sobre a função dos novos membros da GCM. “Os Pastores de Malinois serão direcionados para o policiamento. Já o Border Collie será utilizado para tarefas de cunho social, apresentações e trabalho de faro. Com a chegada do Thomas, vamos preencher essa lacuna de trabalhos sociais que vai ser essencial para o canil”, destaca.

Todos os cães que chegam ao canil da GCM passam por adaptação e treinamento para, assim, realizarem os trabalhos preventivos e ostensivos pela Cidade, com o objetivo de levar proteção e segurança aos vicentinos.

Treinamento — O agente da GCM Emerson Alves fala quanto tempo dura o processo de treinamento e adaptação dos cães. “Eles começam os treinamentos a partir de quatro meses de idade até um ano e seis meses. Após esse período, saem para campo e ajudam no patrulhamento preventivo e ostensivo”.

O treino ocorre em três etapas gradativas, que permitem ao animal assimilar sinais e palavras às ações necessárias a serem tomadas. No começo, aprendem-se comandos básicos, como sentar, deitar e ficar no lugar. Para o animal seguir as ordens, utiliza-se ração como recompensa.

A segunda etapa consiste em estabelecer sinais aos comandos, como parar a mão com a palma para frente, a fim de mostrar ao cachorro que ele não deve se mover.

Por último, a verbalização. Aliada aos sinais, a voz firme do guarda dita as ações que o cachorro deve seguir. Por isso, o animal tende a obedecer somente um guarda, que é o mesmo durante os sete ou oito anos de trabalho do pet.

Dia a dia – Os cães do canil GCM recebem treinamento diário, das 7h ao meio-dia. Os guardas responsáveis realizam o trabalho interno no canil. A rotina tem início com a alimentação dos cães e limpeza do local. Do meio-dia às 18h e das 19h às 7h são realizados patrulhamentos nas ruas.

Os animais são alimentados com ração de primeira qualidade, na quantidade certa, duas vezes ao dia. Eles recebem também acompanhamento veterinário pelos profissionais do Departamento de Controle de Zoonoses (Dezon) de São Vicente (Rua Catalão, 530 — Vila Voturuá), que fornece vermífugos, banho e tratamento de pragas. O canil onde ficam passa, ainda, por tratamento com pesticidas.

Os companheiros de quatro patas da GCM realizam cerca de 150 a 200 abordagens por mês, ou seja, aproximadamente 2.500 por ano. Além disso, são registradas de duas a três ocorrências por mês, relacionadas a tráfico de entorpecentes, furtos, roubos e porte ilegal de arma.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar